quinta-feira, 7 de julho de 2016

PEDAGOGIA


Este texto vem descrever um pouco dos pensamentos provocados a partir da aula dada em que se intitularam os questionamos: Quem é o sujeito? Para que sociedade? Que educação? Remete-nos a um planejamento necessário para esta educação, que é o papel principal da Pedagogia e isto a faz responsável por planejar e executar um projeto educativo, levando-se em conta os parâmetros, recursos existentes, probabilidades infinitas por se tratar de seres humanos e sociedade, com isso percebe-se também o tamanho da responsabilidade do pedagogo em uma formação intelectual, em uma educação ideal estabelecida como objetivo.
Com base no texto do Prefº. Paul Fauconnet, traduzido pelo Prefº. Lourenço Filho, nos foi repassado pela Prof.ª Ilzeni de Sociologia da Educação como material de leitura, percebe-se na filosofia de Émille Durkheim sobre como se dá o processo pedagógico na sociedade, mas que esse princípio parte do desenvolvimento do sujeito, como um trabalho íntimo e individual e o resultado refletido no seu contexto social, sem aprofundar muito esse contexto e voltando para o foco filosófico, vemos também que o espirito de disciplina, abnegação e o de autonomia fundamenta por ele a constituição moral do sujeito.
O pedagogo é um pensador das estratégias que podem ser usadas na administração dos conhecimentos adquiridos com seus estudos e sua formação acadêmica. Não desconsiderando o constante filosófico a que este está submetido quando pensador dos processos educativos presentes na sociedade, sim não de uma educação, mais das educações inúmeras, estudando e refletindo a todo instante, diante de todos os pequenos acontecimentos, comportamentos, informações, algo que foi dito ou algo que ocorreu no meio social em que vive ou para o qual proporcionará formação adequada do sujeito.
Contudo percebe-se o tamanho da responsabilidade do pedagogo no pensar e desenvolver as educações e consegue-se perceber e concluir que a base, referência, o alicerce para fundamentar o conhecimento está na constituição moral do indivíduo, e esta por sua vez amarrada desde o início dos tempos aos conceitos religiosos e suas crenças de verdade e amor que servem de base para o desenvolvimento da educação, do conhecimento, a descoberta das questões, “quem sou? De onde venho? Para onde vou? ” Que se tornaram o motor de partida para todo o raciocínio elaborado e pensamentos que surgiram, com novos questionamentos, a cada necessidade que se faz para elaboração de novas educações e desenvolvimento dessas educações como as vistas na aula da Prof.ª Ildete: Quem é o sujeito? Para Que Sociedade? Que educação?  A professora mostra uma ideia de como se trabalha criando novos multiplicadores de multiplicadores de pensamentos e ideias que não são ensinadas, somente demonstradas como referências no raciocínio, mas, afirma que as educações são feitas a cada instante da vida, a cada momento pensado, naquele meio, naquela sociedade e com os recursos ali disponíveis para alcançar o mais próximo de cada objetivo.

Procurou-se iniciar-se neste segundo texto o embasamento cientifico, pois as ideas ainda muito soltas, e um espirito muito encantado com toda a nova vida acadêmica, buscando observar as técnicas pedagógicas utilizadas que levam a estudar o estudo, o processo de aprendizagem intima e a identificação clara que acontece com os autores dos materiais didáticos utilizados. Muito bom tudo isso.

Alberto Gomes da Silva.

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