Sem muito
embasamento nos grandes pensadores, teóricos e autores dos muitos citados em
sala de aula, mas transmitindo um sentimento próprio e de reuniões feitas
consigo mesmo, para reafirmar as primeiras convicções formadas, pois muitas
coisas vistas em sala de aula são novidades, e ninguém é dono da verdade, a não
ser aquela que está dentro de si. Existe a necessidade de expor aqui o pensamento
formado ou um pensamento se formando ou de um pensamento que muda a todo
instante, transcrever este momento antes que ele mude logo.
Uma breve
compreensão das primeiras cadeiras do curso de Pedagogia a partir dos primeiros
encontros, das primeiras aulas, nos transmite com muita realidade que estudamos
a mesma coisa, isto porque durante uma aula nos lembramos das aulas de outro
professor. Isto é um fato interessantíssimo e muito importante porque nos passa
uma visão clara e ampla do estudo da Pedagogia, e nos exige ter uma visão
sensível da linha de raciocínio que é dada para cada cadeira deste curso:
História da Educação, Psicologia da Educação, Sociologia da Educação e
Filosofia da Educação. Definindo o objetivo do aprendizado em cada uma delas
para a compreensão e desenvolvimento do aluno.
A história sempre
presente em todas as aulas informando o tempo dos acontecimentos e comparando
as evoluções, o que mudou e o que não muda ao longo dos tempos. Na sociologia
estudamos o modo como esta educação é tratada entre as pessoas, levando-se em
conta como as pessoas se relacionam entre si em função de si próprio, e em
função do meio em que vivem, as tendências dessa sociedade ou para onde rumam
esse comportamento. Nas aulas de psicologia entendemos o desenvolvimento do ser
humano, e ao longo desse desenvolvimento como se evolui a capacidade do seu aprendizado.
A filosofia
por sua vez, que é o tema deste texto, nos diz o porquê do fazemos agora, a
busca pelo conhecimento e pela compreensão de toda a realidade que nos cerca,
como a própria definição: “O amor pelo conhecimento”, o prazer em satisfazer
uma sede insaciável, os “porquês’ de tudo isso, teorizando da melhor e mais
clara forma para fazer com que o próximo também compreenda, abrangendo todas as
formas de ensinar, de educar, contribuindo para satisfazer a realização intima
do próximo a partir daquilo que foi adquirido, pois o conhecimento pertence à
todos, não é de ninguém. O educador tem um papel importantíssimo no desenvolvimento
deste afeto pelo conhecimento, pois não passa somente o conhecimento, na sua
forma de tratar a informação, na sua forma de amar o conhecimento e demonstrar
esse amor, ensina ao aluno amar também e desperta nele o interesse maior pela
“arte de aprender”. Acho que isto é filosofia.
“Só se ensina
com amor, só se aprende com humildade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário