O estudo,
assim como a leitura, a escola, as diversas informações que encontramos em
nosso dia a dia, na televisão, rádio, jornais, revistas, livros e
principalmente na internet, nos proporciona um acesso imediato às informações,
contudo, não posso afirmar que nos proporcione nessa mesma velocidade o acesso
a sabedoria.
Vídeos,
textos e áudios são meios de chegarem ao nossos sentido informações que
buscamos e que precisamos todos os dias em uma velocidade incalculável
assimilamos tudo ou parte daquilo que olhamos, ouvimos e vemos, seja na busca
intencional ou mesmo ocasional da nossa rotina diária. Estamos diante de um mar
e um ar de informações, todas as informações que buscamos está logo à nossa
disposição, não é difícil encontrar fontes para saciar a nossa sede. O acesso
as informações deixam de ser um problema ou uma dificuldade, o que presenciamos
é uma evolução nos meios para que se tenha o máximo, sobre tudo que procuramos
de um modo fácil e simples. Isso nos faz refletir... “Deste modo, o problema do
conhecimento está solucionado? Quais consequências podemos admitir que surgem a
partir dessa inovação?
Partindo de
um ponto de vista que inteligência e sabedoria não são a mesma coisa, podemos
perceber que a leitura, o acesso às informações pode, porém não garante que
todos terão domínio desta, ao ponto de tomar decisões sobre e terem a compreensão
necessária demonstrando esse domínio sobre tal conhecimento, agindo
acertadamente e com sabedoria.
Ao meu ver, a
informação por si só não tem utilidade prática, a não ser preencher o
intelectual, ela se fará notar diante de uma necessidade prática até mesmo no
processo de transmissão dessa informação e, para que ocorra a utilização dessa
informação se faz necessário que ela, informação, tenha sido assimilada pelo
sujeito, e se disponibilizará de diversas formas, dependendo daquilo para a
qual seja solicitada.
Essa
assimilação da informação, para estar disponível como conhecimento, se faz com
um requisito básico indispensável de reflexão, e essa reflexão por sua vez
requer condições específicas para que se tenha uma boa assimilação dessa
informação e para que esta seja de fato um conhecimento, que passa a ser
pertinente da pessoa que a assimilou e, que o mesmo diante das necessidades,
até mesmo de reflexões de como é o mundo, se faça em forma de sabedoria, neste
momento em que toda a informação é utilizada para satisfazer a necessidade do
sujeito.
Em nossos dias, o que percebemos uma enchente de
informações, porém, grande parte não se transforma em sabedoria, falta o
principal que é o tempo, a reflexão sobre tal informação, um processo de
assimilação pela reflexão, um ócio, um sujeito em condições de refletir,
imaginar, condições físicas para que isto ocorra diante de tanta correria,
preocupações e um mundo moderno acelerado, que deixa passar muito despercebido
e o aguaceiro de informações enche e transborda, desperdiça.Alberto Gomes da Silva.
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