quarta-feira, 13 de julho de 2016

EDUCAÇÃO INFANTIL, CUIDAR, EDUCAR E BRINCAR



PLANEJAR: Planejar, como estratégia do cuidar, como planejar o banho, para que a criança se sinta confortável, um vínculo estabelecido e de modo que se possa cuidar educando, integrar a educação e o cuidado também nas refeições, aprendendo o significado da refeição na cultura, sentar juntos como na família intencionalmente planejada e acompanhada pelo educador, a importância do momento em que a criança começa a pegar a comida com suas mãos, sozinhas. Planejar educar ao mesmo tempo que a criança brinca, toma banho, se alimenta, conversa ou tem contato com coleguinhas, ouve histórias, e estas relações planejadas ensinam, educam ao mesmo tempo que essa criança vive.

AUTONOMIA: A importância da possibilidade que a criança tem de experimentar coisas novas, devidamente acompanhadas pelo educador para dar a devida segurança intervindo no momento necessário, para crescerem adquirindo autonomia, controlando seus movimentos, suas vontades, seus gostos, suas preferências e aprendendo com elas mesmas, o educador que acompanha, permite essas crianças a serem mais autônomas à medida que vão se relacionando com tudo que os cerca, passam a imitar as ações dos adultos em sua volta, com brincadeiras desenvolvem a autonomia no cuidar dos seus brinquedos e também dos coleguinhas, assumem a noção de responsabilidade, sociologia, relacionamento.

CARAMBA, CARAMBOLA, O BRINCAR TA NA ESCOLA
BRINCAR: O modo mais completo de expressar e de se dá a relação com o mundo em que vive, aprendendo a associar o mundo físico ao pensamento, importante meio para o desenvolvimento cognitivo e onde existe uma harmonia do corpo, sensação, emoção com o pensamento, fluindo simultaneamente, interagindo entre o mundo físico e o imaginário. Deixa o educador no papel de observador ali de prontidão para os possíveis momentos da intervenção, aprendendo com a criança como ela gosta de brincar, o que ela prefere fazer.
A brincadeira passa a ser um instrumento de sobrevivência pensando e sonhando para ter clareza do mundo. A criança quando brinca está se construindo, primeiro dominando seus movimentos e depois criando, ousando naquilo que começa a gostar de fazer, querer fazer com iniciativa. Brincam com tudo, não precisando ser um brinquedo feito, criam, com tudo aquilo que lhe deixam em contato, têm liberdade e passam a gostar mais da escola.
Brincar é ludicidade e a ludicidade se caracteriza pelo bem-estar e aprendizado, interação com o meio e com tudo que lhe cerca e lhe pertença naquele momento.

EXPERIMENTAR: As crianças começam com os seus movimentos, começam a tocar e pegar os objetos, sentem as texturas, peso, as diversas formas e dimensões, quando brincam com esses objetos desenvolvem estratégias para pegar, e manusear, criam e desenvolvem as maneiras de pegar experimentando, tentando. Experimentam a relação com o mundo, com os objetos, consigo mesmo e com o os colegas que interagem. Eles mesmo mostram das suas experiências quais as suas preferências diante de tudo aquilo que eles têm à disposição. Experimentam um mesmo brinquedo sendo várias coisas a cada dia, experimentam novas ideias a cada dia. Experimentando desenvolvem a percepção das coisas, o que é quente, o que molha, o que machuca, o que é bom e o que não lhes agradam. Experimentando tropeçam, machucam, mais enfim sentem e aprendem que podem superar, podem conseguir, e isso é aprendizado.

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