sexta-feira, 31 de março de 2017
O ESTUDO DA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO PARA A PRÓPRIA EDUCAÇÃO
quinta-feira, 30 de março de 2017
A EDUCAÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA DE CARÁTER SOCIAL
quarta-feira, 15 de março de 2017
O SUJEITO
TRAGÉDIA MATEMÁTICA
quinta-feira, 2 de março de 2017
Capitalismo
O Capitalismo é um indefinido meio em que vivemos e estamos fadados a esse sistema que nos draga constante e incessantemente em nosso dia a dia, que nos dá relógios más nos tira o tempo; dá sonhos e nos tira as condições para realiza-los e, se nos dá condições para realiza-los, nos tira o prazer de desfrutar.
Um paradoxo, se nos voltarmos para nós mesmos e buscarmos o sentido desse sistema que nos envolve completamente e, se pararmos e refletirmos e observamos que sempre existiu, se aparenta com a escravidão que se disfarçou e mudou suas vestes.
Pare e pense! Suas características estiveram no sistema feudal, no mercantilismo: domínios e imposições cerceiam a liberdade nos dando possiblidades de viajarmos para outras terras mas continuando presos ao mesmo sistema, nos dando comida mas tirando o prazer de degusta-la, nos dá um mar de informações e nos tira o tempo para assimilar e refletir sobre elas, consequentemente vivemos em função da classe dominadora, assim é o capitalismo.
quarta-feira, 1 de março de 2017
Como será?!
As novas perspectivas para os governos do Brasil e dos Estados Unidos afetam o pensamento dos povos desses dois países, no que diz respeito as expectativas destes em relação ao futuro e suas condições para uma vida melhor.
No Brasil, com um governo assumindo a presidência em um cenário de corrupção, um dos maiores da história, trás para o povo brasileiro insegurança e desconforto, em meio a um arrocho salarial, corte de investimentos na área pública, aumento de impostos, congelamento de concursos públicos e outras interferências do governo.
Nos Estados Unidos, com um resultado de uma eleição que era pouco provável, fruto de uma campanha eleitoral carregada de discriminação contra mulheres, negros e estrangeiros, divulgando uma política de separação e hegemonia do povo norte americano e que tende a diminuir as relações com outros países, geralmente menores economicamente, menos desenvolvidos, desconstrói um trabalho de uma política de inter-relacionamento que até então havia sido desenvolvida por governos anteriores, causa uma impressão de retorno no tempo, uma visão antiga com ar de soberania vivido em tempos de guerra fria por aquele país.
Difícil imaginarmos o que vem pela frente, mas é inquestionável o que os povos já vivenciaram, já evoluíram, novas experiências, novos comportamentos e uma nova educação já se implantou na cultura dos povos. A educação transforma e por mais que as velhas ideias voltem, elas serão vividas em um outro contexto, portanto, jamais viveremos a mesma coisa.
Alberto Gomes da Silva