terça-feira, 1 de maio de 2018

Resenha do Texto Rumo a uma nova Didática


1 REFERÊNCIA

CANDAU, Vera Maria. Rumo a uma nova didática. 22. ed.: Vozes, 2009.

2 CREDENCIAIS DO AUTOR

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutorado e Pós-doutorado em Educção pela Universidad Complutense de Madrid. Realizou também estudos no nível de pós-graduação na Universidade Católica de Louvain (Bélgica) Atualmente é professora emérita do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Assessora experiências e projetos sócio-educativos no país e no âmbito internacional, particularmente em países latino-americanos. Tem ampla experiência de ensino desde a escola básica aos cursos de licenciatura, mestrado e doutorado. É coordenadora do grupo de Pesquisas sobre Cotidiano, Educação e Cultura(s), através do qual tem desenvolvido sistematicamente pesquisas sobre as relações entre educação e cultura(s). Suas principais áreas de atuação são: educação multi/intercultural, cotidiano escolar, didática, educação em direitos humanos e formação de educadores/as É pesquisadora 1A do CNPq.

3 RESUMO

A autora busca demonstrar a especificidade da Didática enquanto uno, superando uma didática exclusivamente instrumental, buscando caminhos para construção e reconstrução da Didática no 1º Seminário: A Didática em questão (1984), buscando caminhos para uma nova configuração da Didática através do trabalho conjunto de profissionais da área com professores de primeiro e segundo graus, pensando uma prática pedagógica concreta, articulada com a perspectiva de transformação social a partir da realidade social.
Considera a multidimensionalidade do processo ensino-aprendizagem colocando como configuradora temática a articulação de três dimensões: técnica, humana e política, que se exigem e se interpenetram mutuamente sem se dissociarem um do outro e que devem ser pensados à luz de um projeto ético e social que o oriente e com um ensino eficiente que se caracteriza pelo acesso pela maioria da população ao saber escolar.
Prioriza questões da Didática Geral garantindo a sua especificidade, objetivada no “como fazer”, “para que fazer” e “por que fazer” compreendendo as práticas pedagógicas em suas diferentes relações e dimensões, articulando o “pensar” sobre a Didática com a Didática “vivida” no dia a dia da prática educativa.

4 APRECIAÇÃO CRÍTICA DO RESENHISTA

O texto em questão indicado para todos aqueles que estão direta ou indiretamente envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e busca aperfeiçoar de alguma forma. Permite-nos perceber a sutileza dos conceitos pedagógicos e suas aplicações, no entanto ao adentrarmos em cada um nos permite ver a dimensão que pode ser explorado. Essa leitura no coloca diante de um objeto que deve ser pensado e repensado constantemente e só pode ser concretizado de fato, como a autora expoem, na relação com a prática do dia a dia.
Em nosso contexto atual, de fato, para sua ideal concretização se faz necessário que as políticas sociais, como um todo e não somente políticas educacionais se reflitam diretamente no chão da escola, porque é indissociável o aluno da sala de aula do aluno em seu convívio fora da escola.


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