Como seríamos sem uma ideologia, como seriam nossas vidas sem princípios para conduzir nossos objetivos, modo de agir, ter a compreensao daquilo que fazemos e participamos em nosso entorno e conceitos.
O conjunto dessas ideias que se articulam regendo as sociedades e construindo costumes, conceitos, comportamentos e as culturas dos povos.
Vendo a Ideologia nos moldes propostos pelo filósofo francês Destutt de Tracy 1754-1836, como ciência à qual atribui a origem das ideias humanas e percepções sensoriais do mundo externo, ou mesmo na perspectica marxista, como a totalidade das formas de consciência social, o que abrange o sistema de ideias que legitima o poder econômico da classe dominante (ideologia burguesa) e o que expressa os interesses revolucionários da classe dominada (ideologia proletária ou socialista). Segundo Chauí:
Imagino a Ideologia ou as Ideolgias como canais que conduzem e delimitam seus proprios principios. Suas margens limitam mas também servem para que o sujeito escale e fuja de suas amarras.
Ideologia para ideologizar, inculcar aquilo que os individuos tendem a pensar. É melhor saber ou ignorar, quando nos deparamos com o espanto das clarezas das coisas como elas realmente são, um sentimento de rebeldia adolescente vem à tona ao percebermos nossa submissão e ausência de liberdade, num mundo capitalista onde se compra o próprio capital, se compra o proprio capitalismo. Num país que se orgulha de produzir e exportar aquilo que nem a maioria de seu povo tem acesso, tem um pré sal mais que nos resta só um preção, um país que se mantém colonia da Europa, fundo de quintal e senzala que produz para a casa grande. Onde em uma educação moldada para satisfazer privilegios de mandantes, nos roubam o tempo, tempo para refletir as migalhas dos conhecimentos que conseguimos, não temos escolha a não ser escolher aquilo que escolhem por nós manipulando as ideias, distorcendo os conceitos, induzindo ao consumo do que querem, escrever o que me inculcam e a falar discursos ensaiados. A ideologia faz isso, como uma forma molda atraves da educação tendenciosamente traços daquilo que se pretende. Forja intenções desfarçadas de promessas impulsionada pelos sonhos de muitos. Aprendemos sem refletir, decoramos e achamos que sabemos. Ideologia que quando não mata, alejeija, cega.
Alberto Gomes